Led Zeppelin IV
Led Zeppelin IV é um álbum lançado em 1971 pela Atlantic Records. O álbum marca uma mudança do som do Led Zeppelin em relação aos álbuns anteriores, um amadurecimento nas músicas. Por decisão da banda, a capa viria completamente sem texto, logo, o álbum não tem um nome propriamente dito, mas é conhecido como Led Zeppelin IV, Four Symbols ou Untitled.
Cada membro da banda escolheu um símbolo para se representar, os famosos quatro símbolos do Led Zeppelin, cada um com um significado.
Significado de cada símbolo:
Este é o símbolo escolhido por Jimmy Page, geralmente é associado a uma palavra da língua grega, ZoSo,significa salvação ,entrando no espiritual no entanto a imagem tem uma conotação não-alfabética nem linguística, tendo sido desenhada pelo próprio músico. A fonte do símbolo é de conhecimento público, mas o significado continua sendo um mistério até os dias de hoje; o símbolo apareceu pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii, de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde é identificado como um símbolo composto por signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings, publicado em 1982.3 O símbolo era muito utilizado para representar o planeta Saturno em rituais de magia, e Jimmy o escolheu por ser do signo de Capricórnio, um signo comandado por Saturno; a parte parecido com a letra Z é comumente associado a Saturno na astrologia, e a parte oSo é parecido com o símbolo alquímico do Mercúrio, também muito associado a Saturno. O que o símbolo representa para Jimmy, no entanto, é um mistério, uma vez que ele nunca revelou publicamente o seu significado total.
Este é o símbolo adotado por John Paul Jones, o símbolo de John Paul Jones não tem um significado tão profundo, mas é extremamente semelhante ao de John Bonham por uma razão:
Este é o símbolo que representa John Bonham, mostra três círculos interligados, e representa a trindade familiar entre o homem, a mulher e a criança.Também se assemelha à uma bateria vista de cima. O fato de os símbolos do John Bonham e do John Paul Jones, o baixista da banda, serem extremamente semelhantes e serem a imagem invertida um do outro não é por acaso; no jazz, um dos estilos musicais de muita influência no grupo, o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica. Além disso, esse símbolo também aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham, assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado por achar que também teria um efeito cômico, e o círculo no meio do símbolo de John Paul Jones também representa uma pessoa com confiança e competência.
Acima o símbolo que representa Robert Plant, O vocalista Robert Plant adotou como símbolo inspirado na deusa egípcia Ma'at, mostrando uma pena, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida. De acordo com a mitologia egípcia, Anúbis, o deus do julgamento e da morte, pegava o escaravelho-sagrado (que significa o coração) daqueles que morriam e colocava em uma balança juntamente com uma pena de Ma'at; se o escaravelho fosse mais pesado que a pena, a alma da pessoa iria para o inferno, e se fosse mais leve que a pena, a alma iria para o céu, e Robert achou que esse paradoxo era uma perfeita alusão à música da banda.
Além dos símbolos de cada membro da banda, o interior da capa ainda trazia o símbolo escolhido pela cantora Sandy Denny, que cantou junto a Plant em The Battle Of Evermore.
capa frontal foi inspirada numa pintura a óleo que Jimmy encontrou na cidade de Reading, na Inglaterra, e é interpretada de várias maneiras, mas a teoria mais aceita diz que a imagem de um camponês velho não aguentando o peso dos galhos que está levando tem a intenção de dizer que as pessoas deviam plantar e cuidar da Terra, ao invés de colher em excesso e destruir o planeta.
Músicas:
Led Zeppelin IV traz uma variedade bem diversificada no quesito de musicalidade. Segue abaixo a Tracklist com informações de cada música.
Black Dog
A gritada Black Dog inicia o álbum e tem 4:57 de duração, além de ser uma das mais conhecidas músicas do Led Zeppelin. Sue estrutura básica foi criada pelo baixista John Paul Jones, e sua letra composta por Jimmy Page. O título foi baseado em um cachorro preto que entrava e saia do estúdio na época em que o disco estava sendo gravado.
Rock & Roll
A segunda e também gritada, Rock & Roll, composta por Jimmy Page quase que sem querer, e com 3:40 de duração. A canção era um tipo de resposta sarcástica às críticas que a banda vinha recebendo depois do álbum do ano anterior, Led Zeppelin III, em que quase não havia músicas "elétricas" ou Rock & Roll propriamente dito, e era muito inspirado na música Folk.
The Battle Of Evermore
Como muitas outras músicas da banda, The Battle Of Evermore foi inspirada no livro O Senhor Dos Anéis de J.R.R. Tolkien. A letra foi escrita por Jimmy Page enquanto o mesmo tocava o mandolim de John Paul Jones. Essa é a única música da banda em que Plant divide os vocais com uma pessoa de fora da banda, e foi a cantora Folk inglesa Sandy Denny, falecida em 1978.
![]() |
| Sandy Denny |
Stairway To Heaven
Esse grande clássico da música foi composto em parceria entre Page e Plant. A música foi divida em duas seções, a primeira, começando com aquele clássico riff de violão, com instrumentos acústicos e uma flauta, muito inspirada pelo Folk Rock. A segunda seção tem a entrada de instrumentos elétricos e um longo solo de Jimmy Page, que leva a aquela clássica frase final, "And she's buying a stairway to heaven". A música gerou polêmica ao longo dos anos por acusações de "mensagens escondidas de trás pra frente" na música. Sobre isso, Plant comentou em uma entrevista a revista Musician em 1983: "Para mim é muito triste, porque "Stairway to Heaven" foi escrita com todas as melhores intenções, e, tanto quanto a reverter fitas e colocar mensagens no final, isso não é minha ideia de fazer música."
A Swan Song Records também se manifestou sobre isso: "Nosso toca discos só toca em uma direção, pra frente".
A banda também foi acusada de plágio do instrumental Taurus da banda Spirit, lançado em seu disco de estréia de 1968. O Spirit abria shows do Led Zeppelin no começo de carreira. Tire suas próprias conclusões.
'
Misty Mountain Hop
Escrita por John Paul Jones, essa canção inclui a performance de John Bonham na bateria que ele sempre descreveu como a melhor de sua carreira. A letra tem um contexto histórico interessante com relação a época que foi lançado, como mostrado neste trecho "crowds of people sitting on the grass with flowers in their head said..", uma alusão ao movimento Hippie.
Four Sticks
A dispensável Four Sticks, nomeada assim porque Bonham usou quatro baquetas para tocar bateria. A música menos interessante e a pior do disco, porém com um solo e uma letra no mínimo interessantes.
Going To California
Outra inspirada pelo Folk Rock, contando com um bandolim e um violão, afinado em Drop D tuning, uma afinação considerada inovadora pra época. A letra, bonita e poética escrita por Plant, inicialmente com terremotos em mente. É a música mais curta do disco com 3:31 de duração.
When The Levee Breaks
Escrito pelo casal Kansas McJoe e Memphis Minnie, gravada originalmente em 1929 sobre uma grande enchente ocorrida no estado do Mississipi em 1927. A banda gravou a música com uma nova melodia e um solo de Page feito especialmente para a música.
Desempenho comercial e legado
Assim que foi lançado, se tornou um instantâneo sucesso comercial, e aclamado pela crítica, ficando em primeiro lugar na UK album charts e em segundo na Billboard 200 dos EUA, atrás apenas do álbum Santana III, de Santana.
Muitas vezes apontado como o álbum de Rock mais importante de todos os tempos, e com certeza um dos melhores, um dos pontos altos dos anos 70, e não será facilmente esquecido, Led Zeppelin IV deixou sua marca permanente no mundo da música.







.jpg)






.jpg)
.jpg)





.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)



.jpg)

